Por Alana Montagna
A voz de uma marca é a expressão consistente das principais mensagens, valores e personalidade de uma empresa por meio do uso intencional de palavras e estilos de escrita.
É a representação linguística de todos os elementos individuais que compõem sua marca e gerenciam como ela é percebida pelos consumidores que conhecem - ou interagem com - seus produtos de alguma forma.
Ser capaz de caracterizar a voz de uma marca é importante para redatores de conteúdo freelancer e empreendedores.
Se você trabalhou como produtor de conteúdo, provavelmente já trabalhou com vários clientes diferentes e, portanto, várias marcas diferentes.
Cada marca tem uma voz única, e produtores talentosos são capazes de se ajustar ao tom de cada marca.
Definindo a voz literária
O estudo da voz literária definitivamente não é algo reservado às salas de aula de português do ensino médio.
Se você quer produzir um conteúdo flexível, primeiro precisa ser capaz de definir a voz e, em seguida, aplicar o estilo à escrita.
A voz de cada marca deve estar em algum lugar em um espectro entre os seguintes pares de vozes:
Bem humorado ou sério;
Formal ou casual;
Respeitoso ou irreverente;
Técnico ou inspirador/entusiástico.
A voz importa, e muito!
Manter uma imagem de marca consistente e bem pensada é crucial para o sucesso de sua marca.
É por isso que você gastou tanto tempo criando estratégias e testando antes de implementar qualquer alteração em seus logotipos, embalagens, design de site ou estratégia de marketing digital.
As palavras, frases e mensagens que sua marca usa devem receber exatamente a mesma consideração.
Conhecer a voz da marca do seu cliente, ou da sua própria marca, tornará sua comunicação mais fácil e facilitará com que sua mensagem chegue ao seu cliente.
Comments