top of page

Afinal, o que é um “Plano de Marketing”?

Por Alana Montagna


Vamos começar com o propósito de qualquer tipo de planejamento.



O ponto principal de um plano é tentar descobrir como ir de um estado atual para um estado desejado.

Todos temos um estado atual (a situação) e o estado desejado (a aspiração). Um plano deve dar uma ideia de como conectar essas duas coisas.

De maneira mais ampla, preparar um plano deve ajudar a garantir três coisas:

1. Pensamento;

2. Direção;

3. Alinhamento.


O que é um plano de marketing?


O plano de marketing é um documento que descreve sua estratégia de mercado para o próximo ano, semestre ou mês.

Normalmente, um plano de marketing inclui:

· Uma visão geral das metas de marketing e publicidade de sua empresa;

· Uma visão geral da posição de marketing atual da sua marca;

· Um cronograma de quando as tarefas em sua estratégia serão concluídas;

· Principais indicadores de desempenho (KPIs) que você rastreará;

· Uma descrição do mercado-alvo de sua empresa e das necessidades do cliente.

Aprender como escrever um plano de marketing força você a pensar nas etapas importantes que levam a uma estratégia de marketing eficaz.

E um plano bem definido o ajudará a manter o foco em seus objetivos de marketing de alto nível.


Antes de desenvolver seu plano de marketing


Você não pode desenvolver um plano de marketing sem uma pesquisa de mercado.

A pesquisa de mercado orienta a direção de todos os seus esforços de marketing, te fornecendo informações vitais sobre seus clientes potenciais (seu mercado-alvo) e a viabilidade de seus produtos e serviços.

Você também deve examinar a concorrência para determinar como pode obter uma vantagem competitiva em preços, e atendimento ao cliente, ou determinar as melhores maneiras de atingir seu mercado-alvo por meio de publicidade tradicional, redes sociais e outros canais.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page