Por Alana Montagna
Vamos começar com o propósito de qualquer tipo de planejamento.
O ponto principal de um plano é tentar descobrir como ir de um estado atual para um estado desejado.
Todos temos um estado atual (a situação) e o estado desejado (a aspiração). Um plano deve dar uma ideia de como conectar essas duas coisas.
De maneira mais ampla, preparar um plano deve ajudar a garantir três coisas:
1. Pensamento;
2. Direção;
3. Alinhamento.
O que é um plano de marketing?
O plano de marketing é um documento que descreve sua estratégia de mercado para o próximo ano, semestre ou mês.
Normalmente, um plano de marketing inclui:
· Uma visão geral das metas de marketing e publicidade de sua empresa;
· Uma visão geral da posição de marketing atual da sua marca;
· Um cronograma de quando as tarefas em sua estratégia serão concluídas;
· Principais indicadores de desempenho (KPIs) que você rastreará;
· Uma descrição do mercado-alvo de sua empresa e das necessidades do cliente.
Aprender como escrever um plano de marketing força você a pensar nas etapas importantes que levam a uma estratégia de marketing eficaz.
E um plano bem definido o ajudará a manter o foco em seus objetivos de marketing de alto nível.
Antes de desenvolver seu plano de marketing
Você não pode desenvolver um plano de marketing sem uma pesquisa de mercado.
A pesquisa de mercado orienta a direção de todos os seus esforços de marketing, te fornecendo informações vitais sobre seus clientes potenciais (seu mercado-alvo) e a viabilidade de seus produtos e serviços.
Você também deve examinar a concorrência para determinar como pode obter uma vantagem competitiva em preços, e atendimento ao cliente, ou determinar as melhores maneiras de atingir seu mercado-alvo por meio de publicidade tradicional, redes sociais e outros canais.
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