Por Alana Montagna
Qualquer um pode rabiscar ideias para um logotipo, mas projetar um logo que represente perfeitamente sua empresa é uma história totalmente diferente.
Seu logotipo é a cara da sua marca, e o branding é um aspecto fundamental de um negócio de sucesso.
Para se tornar uma marca icônica, veja as 4 características que seu logotipo deve ter:
Simples;
Atemporal;
Relevante;
Distintivo.
1. Simples
Possivelmente, a qualidade mais importante a se ter em mente ao projetar um logotipo é a simplicidade.
Um logotipo simples é fácil de lembrar e reconhecer.
No entanto, embora um símbolo simples ou uma tipografia possa parecer rápida e fácil de criar, se for bem feita significará muito mais do que aparenta.
2. Atemporal
Alguns dos melhores e mais conhecidos logotipos foram projetados há mais de 50 anos, mas ainda são eficazes e relevantes para os dias atuais.
Seguir tendências pode funcionar por um ou dois anos, mas um bom logotipo, por outro lado, vai passar no teste do tempo, parecendo tão bom e sendo tão eficaz quanto no dia em que foi projetado.
3. Relevante
Isso pode parecer um ponto óbvio, mas você ficaria surpreso com a quantidade de designers que tendem a esquecer para que tipo de negócio estão trabalhando e criam um logotipo ou símbolo apenas porque “parece bom”.
O logotipo precisa ser relevante para o negócio, mas não precisa ser necessariamente uma representação literal dele.
4. Distintivo
É isso que diferencia a empresa da concorrência.
Não adianta se o seu logotipo pode ser confundido com milhares de outras empresas, então criar algo diferente de tudo na indústria, e ainda ser relevante, é um grande passo para um logotipo de sucesso.
コメント